Estabeleça metas de leitura que sejam realizáveis e mensuráveis.
Muita gente costuma estipular metas em quantidades de livros, como ler 1 ou 2 livros por mês, 20 ou 30 livros no ano etc.
No entanto, devemos levar em consideração que o tempo gasto para ler um livro de 150 páginas obviamente não será o mesmo tempo necessário para ler um livro de 500 páginas.
E o que acontece muito nesses casos é a desmotivação quando não se consegue “bater a meta do mês” ou perceber, nos primeiros meses, que não será possível “bater a meta do ano”.
Nossa dica é que você estabeleça metas diárias com base no número de páginas ou tempo de leitura.
Se você não tem o hábito da leitura ou quer resgatar o hábito perdido, comece com pequenas metas. Assim você evita a resistência e a procrastinação (falaremos sobre isso em um próximo post).
Você pode começar lendo apenas 5 minutos ou 3 a 5 páginas por dia. Faça isso por pelo menos duas semanas e depois vá aumentando a meta, sempre de forma que seja possível realizar a missão.
Defina etapas para aumentar o seu desafio. Exemplo:
1ª etapa (duas semanas) – Meta de leitura diária: 05 minutos ou 03/05 páginas
2ª etapa (duas semanas) – Meta de leitura diária: 10 minutos ou 06/10 páginas
3ª etapa (duas semanas) – Meta de leitura diária: 15 minutos ou 11/15 páginas
4ª etapa (duas semanas) – Meta de leitura diária: 20 minutos ou 16/20 páginas
Se você conseguir seguir este planejamento, em dois meses você terá lido pelo menos 540 páginas, o que pode corresponder a três livros de 180 páginas ou dois livros de até 270 páginas.
Com o tempo sua velocidade de leitura vai aumentando e você será capaz de ler mais palavras por minuto.
O mais importante disso tudo é a constância. Dedique um tempo para a leitura todos os dias e em breve você estará colhendo os resultados desejados.